A Costureira- Kate Alcott

Autora: Kate Alcott

Lançamento: 2013

Páginas : 376

Título Original: The dressmaker

Gênero:Romance Histórico/Ficção

Editora: Geração Editorial

Sinopse: Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.

Opinião do Bananas: Esse é um daqueles livros que criamos altas expectativas e acaba não sendo grande coisa. Apesar de não ter uma grande paixão por contos históricos, criei interesse nesta leitura devido sua inspiração emanar dde um fato tão conhecido: o naufrágio do TITANIC.
Em A Costureira, vemos Tess uma jovem talentosa, ingênua e um tanto ambiciosa que larga seu infeliz emprego para aventurar-se a bordo do Titanic onde ouviam-se rumores de muitas oportunidades de emprego em sua destinação final, os Estados Unidos. Após atribulações iniciais apresentou-se a chance de trabalhar como secretária de uma famosa estilista conhecida por ser imprevisível e autoritária.
Já abordo, Tess descobre os luxos que rodeiam aqueles para os quais trabalha e encanta-se por essa nova realidade.
Conhece ainda dois rapazes Jack e Jim estes que vivem cada um em extremos sociais, Jack um homem de muitas posses, que apesar de casado se vê atraído por Tess e ainda Jim que é um marinheiro que leva uma vida simples e assim como Tess deseja crescimento pessoal.

Após o naufrágio abre-se uma longa investigação para descobrir o real motivo da tragédia e ainda por que haviam botes salva vidas com pouca quantidade de pessoas, que poderiam facilmente ter abrigado e salvado muitas outras vidas.

Assim, durante o inquérito Tess começa abrir os olhos para as diferenças sociais e de gênero.

Considerei a narrativa arrastada, sem emoção e por vezes confusa.

02 bananinhas

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s